O impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia nos produtos da 7Graus

Com a invasão do território ucraniano pela Rússia de Vladimir Putin, o mundo entrou em estado de alerta. Entender o contexto desse conflito e as consequências que pode ter para o planeta passaram a ser algumas das principais necessidades nas últimas semanas.

Aqui na 7Graus a nossa missão é justamente ajudar a melhorar a vida das pessoas, seja nos momentos de paz ou, infelizmente, nos de guerra. Fazemos isso através dos nossos conteúdos que atendem aos pedidos dos usuários, sempre focados na qualidade e na credibilidade. E vários desses conteúdos, em diferentes sites da 7Graus, tiveram uma elevada procura repentina por temas relacionados com o que se passa no leste europeu.

O impacto da guerra nos produtos da 7Graus

O Dicio, dicionário online de português mais consultado no Brasil, é um exemplo da necessidade crescente de entender alguns dos principais assuntos e conceitos que repercutem nas notícias.

A definição de “OTAN”, por exemplo, foi a maior pesquisa no site entre a última semana de fevereiro e o início de março. Outros termos que estiveram no top 10 das pesquisas no Dicio foram: “Guerra Fria”, “sanções”, “bélico”, “lei Marcial” e “cessar-fogo”.

Conhecer e entender o perfil do principal antagonista desse conflito também é uma das vontades das pessoas. O reflexo disso foi o aumento de mais de 2000% das visitas na biografia de Vladimir Putin no eBiografia, site dedicado a apresentar a vida e a obra de personalidades brasileiras e internacionais.

No Toda Matéria Brasil, site que ajuda alunos e professores com conteúdos escolares, os aumentos também foram muito significativos. A partir da última semana de fevereiro, temas como “URSS”, “leste europeu”, “mapa da Europa”, “Rússia” e “países da Europa” tiveram aumentos entre 500% e 1000%.

Já no Significados Brasil, enciclopédia online que procura descrever tudo de forma descomplicada, o conteúdo que mais ajudou os utilizadores foi a explicação sobre o que é a “OTAN”, com um aumento de aproximadamente 1000% das visitas desde o início da guerra.

Bandeira da Otan Nato
OTAN é um dos termos mais pesquisados em diversos produtos da 7Graus

Interesse aumenta também em temas indiretamente relacionados

Não são apenas os temas que estão diretamente relacionados com o conflito que as pessoas pesquisam. Conteúdos que ajudam a entender melhor o mundo e as posições dos diferentes países também subiram. Exemplo disso são os conceitos de comunismo, oligarquia e Guerra Fria.

A procura por referências e contextos históricos também é uma evidência verificando-se com o crescimento do interesse por O Brasil na Segunda Guerra Mundial e vários outros sobre a 1ª e 2ª Guerras Mundiais que tiveram aumentos de mais de 100% em diferentes sites da 7Graus.

As necessidades das pessoas vão além dos conceitos e explicações, passando também pela curiosidade por saber quais são os “maiores exércitos do mundo”, por exemplo. No Maiores e Melhores, site dedicado a criar rankings ricos em informações, verificamos um crescimento de mais de 2.500% pelo conteúdo que elenca os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022 (em menos de uma semana ajudou mais de 700 mil pessoas a conhecer o ranking).

Exército Russo
“Os 24 exércitos mais poderosos do mundo”. Conteúdo em alta no site Maiores e Melhores.

E no meio de tantas incertezas e receios, muitas pessoas perseguem o conforto na fé. A prova disso é o aumento que tivemos em conteúdos no site BibliaOn. Usuários procuram saber o que a Bíblia diz sobre a guerra.

Um compromisso constante com a qualidade

A desinformação é um dos grandes problemas da atualidade. Manter-se bem informado e conhecer o contexto para compreender o que está a acontecer no mundo é fundamental (independentemente do assunto). Para isso, nós na 7Graus temos o compromisso constante em garantir a evolução dos nossos conteúdos, com informações fidedignas, baseadas em fontes oficiais e credíveis. Temos vários especialistas na nossa comunidade de criadores de conteúdos que reforçam essa garantia de credibilidade.

Como praticamente em todo o planeta, nós também estamos solidários com a situação na Ucrânia. E seguimos fazendo a nossa parte na construção de uma internet (e um mundo) em que as pessoas possam estar bem informadas sobre aquilo que mais precisam.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn