O impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia nos produtos da 7Graus

Com a invasão do território ucraniano pela Rússia de Vladimir Putin, o mundo entrou em estado de alerta. Entender o contexto desse conflito e as consequências que pode ter para o planeta passaram a ser algumas das principais necessidades nas últimas semanas.

Aqui na 7Graus a nossa missão é justamente ajudar a melhorar a vida das pessoas, seja nos momentos de paz ou, infelizmente, nos de guerra. Fazemos isso através dos nossos conteúdos que atendem aos pedidos dos usuários, sempre focados na qualidade e na credibilidade. E vários desses conteúdos, em diferentes sites da 7Graus, tiveram uma elevada procura repentina por temas relacionados com o que se passa no leste europeu.

O impacto da guerra nos produtos da 7Graus

O Dicio, dicionário online de português mais consultado no Brasil, é um exemplo da necessidade crescente de entender alguns dos principais assuntos e conceitos que repercutem nas notícias.

A definição de “OTAN”, por exemplo, foi a maior pesquisa no site entre a última semana de fevereiro e o início de março. Outros termos que estiveram no top 10 das pesquisas no Dicio foram: “Guerra Fria”, “sanções”, “bélico”, “lei Marcial” e “cessar-fogo”.

Conhecer e entender o perfil do principal antagonista desse conflito também é uma das vontades das pessoas. O reflexo disso foi o aumento de mais de 2000% das visitas na biografia de Vladimir Putin no eBiografia, site dedicado a apresentar a vida e a obra de personalidades brasileiras e internacionais.

No Toda Matéria Brasil, site que ajuda alunos e professores com conteúdos escolares, os aumentos também foram muito significativos. A partir da última semana de fevereiro, temas como “URSS”, “leste europeu”, “mapa da Europa”, “Rússia” e “países da Europa” tiveram aumentos entre 500% e 1000%.

Já no Significados Brasil, enciclopédia online que procura descrever tudo de forma descomplicada, o conteúdo que mais ajudou os utilizadores foi a explicação sobre o que é a “OTAN”, com um aumento de aproximadamente 1000% das visitas desde o início da guerra.

Bandeira da Otan Nato
OTAN é um dos termos mais pesquisados em diversos produtos da 7Graus

Interesse aumenta também em temas indiretamente relacionados

Não são apenas os temas que estão diretamente relacionados com o conflito que as pessoas pesquisam. Conteúdos que ajudam a entender melhor o mundo e as posições dos diferentes países também subiram. Exemplo disso são os conceitos de comunismo, oligarquia e Guerra Fria.

A procura por referências e contextos históricos também é uma evidência verificando-se com o crescimento do interesse por O Brasil na Segunda Guerra Mundial e vários outros sobre a 1ª e 2ª Guerras Mundiais que tiveram aumentos de mais de 100% em diferentes sites da 7Graus.

As necessidades das pessoas vão além dos conceitos e explicações, passando também pela curiosidade por saber quais são os “maiores exércitos do mundo”, por exemplo. No Maiores e Melhores, site dedicado a criar rankings ricos em informações, verificamos um crescimento de mais de 2.500% pelo conteúdo que elenca os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022 (em menos de uma semana ajudou mais de 700 mil pessoas a conhecer o ranking).

Exército Russo
“Os 24 exércitos mais poderosos do mundo”. Conteúdo em alta no site Maiores e Melhores.

E no meio de tantas incertezas e receios, muitas pessoas perseguem o conforto na fé. A prova disso é o aumento que tivemos em conteúdos no site BibliaOn. Usuários procuram saber o que a Bíblia diz sobre a guerra.

Um compromisso constante com a qualidade

A desinformação é um dos grandes problemas da atualidade. Manter-se bem informado e conhecer o contexto para compreender o que está a acontecer no mundo é fundamental (independentemente do assunto). Para isso, nós na 7Graus temos o compromisso constante em garantir a evolução dos nossos conteúdos, com informações fidedignas, baseadas em fontes oficiais e credíveis. Temos vários especialistas na nossa comunidade de criadores de conteúdos que reforçam essa garantia de credibilidade.

Como praticamente em todo o planeta, nós também estamos solidários com a situação na Ucrânia. E seguimos fazendo a nossa parte na construção de uma internet (e um mundo) em que as pessoas possam estar bem informadas sobre aquilo que mais precisam.

Leia também