Hoje, dia 15 de Outubro – Dia do Professor no Brasil – o portal Toda Matéria anuncia os vencedores da 3ª edição do Prémio Professor do Ano, uma iniciativa que distingue professores pelo seu impacto transformador nas escolas de todo o Brasil. A vencedora de 2024 foi Cleide da Silva Magesk, professora no CIEP Filinto Müller Brasil-China, em Duque de Caxias (RJ). O seu projeto, “Trançando Histórias”, focado na valorização da diversidade étnico-racial brasileira, destacou-se entre 831 candidaturas recebidas.
Projeto de Educação Antirracista
“Trançando Histórias”, desenvolvido pela professora Cleide, utiliza a história dos cabelos entrançados para abordar a diversidade e ancestralidade da cultura afro-brasileira. O projeto envolve os alunos do Ensino Secundário integral e promove uma educação antirracista. A comissão julgadora elogiou o trabalho pela sua capacidade de promover “integração, equidade, responsabilidade social e não-discriminação”, valorizando as histórias e tradições afro-brasileiras.
Um Trabalho Coletivo Reconhecido
Cleide, licenciada em Letras (Português e Literatura) pela UFRJ, atribui o prémio a um esforço coletivo. “Digo sempre aos meus alunos que nenhum trabalho é pequeno quando há a vontade de fazer algo grandioso. Procuro mostrar-lhes que podem ser o que quiserem e que são parte ativa no processo educativo”, afirmou a professora.
Com mais de 18 anos de experiência no ensino, Cleide considera o Prémio Toda Matéria como um reconhecimento do seu trabalho e dedicação. “Este prémio mostra que estou no caminho certo. Enquanto a minha sala de aula for o meu mundo, vou continuar a tentar mudar esse mundo”, concluiu emocionada.
Outras Distinções
Além da distinção de “Professora do Ano”, foram atribuídas cinco Menções Honrosas a educadores que também se destacaram pelos seus projetos inovadores. Os distinguidos foram Wendel Vasconcelos Sampaio (ES), Manoel Messias da Silva (PB), Janiglécia Tavares Lopes (PB), Jéssica Katiuscia de Lima Akamine (SP) e Ludmilla Rayanne Santos de Sousa (GO). As candidaturas foram analisadas com base em critérios como a relevância do projeto, o impacto na comunidade e o reconhecimento externo.
Prémios e Agradecimentos
A professora Cleide recebeu um certificado, um computador portátil Acer, um smartphone, um vale-viagem no valor de 5.000 reais e uma formação de 20 horas, oferecida pelas Escolas Criativas, e presentes oferecidos pelos patrocinadores. Os professores que receberam Menção Honrosa também foram premiados com formações, cheques prenda no valor de 500 reais e presentes oferecidos pelos patrocinadores.
O Prémio Professor do Ano 2024 contou com o patrocínio da FTD Educação e o apoio de várias empresas e instituições, como a Escolas Criativas, Acer e a revista Direcional Escolas.
Palavras do CEO da 7Graus
Rui Marques, CEO da 7Graus, empresa responsável pelo portal Toda Matéria, destacou a importância da iniciativa e o impacto positivo dos projetos submetidos ao concurso. “Reconhecer, pelo terceiro ano consecutivo, os professores que se dedicam com tanto empenho à sua profissão e às comunidades onde atuam é mais do que gratificante; é a materialização de uma parte importante da nossa missão: transformar vidas. Mais uma vez, recebemos inúmeras candidaturas, avaliámos projetos inspiradores e testemunhámos impactos que vão muito além das salas de aula. É essencial parabenizar todos os envolvidos: os que indicaram e os nomeados, que são as pessoas que dão sentido ao prémio. Aos vencedores, digo: este reconhecimento é apenas um incentivo para que continuem a fazer a diferença.”, afirmou o CEO.