Equipa 7Graus planta 192 árvores na Serra do Alvão

A equipa 7Graus meteu as Mãos na Terra. Foi na passada segunda-feira, dia 18 de outubro, na Serra do Alvão. Para além de colaborar com a recuperação da área de floresta, depois de dois anos onde o trabalho remoto foi a tónica, esta atividade extramuros também foi o pretexto perfeito para voltar a reunir com os colegas.  

Durante a manhã, num grupo com mais 40 pessoas, conseguimos plantar um total de 192 árvores, todas elas de espécies autóctones. Carvalho português, sobreiro, carvalho negral e a azinheira foram as variedades plantadas. 

Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a 7Graus, a Associação Plantar Uma Árvore e a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. O objetivo foi o de contribuir para a beneficiação da área da Rede Natura 2000 da Serra do Alvão.

Com este trabalho de equipa, a 7Graus contribuiu para a recuperação de uma área ecologicamente degradada, visando a restituição de um bosque constituído por espécies nativas. Neste sentido, com o trabalho de uma manhã, foi possível contribuir para a sustentabilidade das espécies e potenciar a biodiversidade. A iniciativa permite, ainda, constituir uma importante estratégia na prevenção de incêndios.

O potencial médio estimado de sequestro de carbono para um lote de floresta com 25 árvores em Portugal é de cerca de 15 toneladas de CO2 por hectare/ano. Portanto, feitas as contas às 192 árvores plantadas, pode dizer-se que a nossa equipa contribuiu para um sequestro de carbono de mais de 115 toneladas. Só por si, este facto merece ser comemorado e, claro, bastará para que haja vontade de repetir esta atividade.

Depois de todo este trabalho, das costumeiras selfies e das muitas fotos de grupo, a equipa rumou à Quinta do Paço, em Vila Real, para um merecido, e saboroso, almoço.

Um projeto de recuperação e de valorização

Criada em 2012, com o projeto de “proporcionar a oportunidade de cada pessoa plantar e cuidar de uma árvore por ano, para, quem sabe, depois servir de modelo ao mundo”, a Associação Plantar Uma Árvore desenvolve desde essa altura programas de voluntariado, de curta e longa duração. O objetivo é a recuperação de áreas ecologicamente degradadas através da restituição de bosques nativos e das espécies autóctones. Parte do sucesso deste projeto é alcançado com o envolvimento da comunidade e, ainda, com a organização de iniciativas que permitam o envolvimento da sociedade.

Estas iniciativas procuram valorizar o património natural, reduzir os danos ambientais, gerar e recuperar espaços naturais. Para além disso, através da restituição da floresta nativa, é possível promover a biodiversidade e restabelecer funções ecológicas. Tudo isto fomentando, transversalmente, de forma ativa, a sustentabilidade ecológica, a consciência ecológica, a cidadania participativa e a responsabilidade social e ambiental.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn