Atingir a equidade e o reconhecimento no mundo laboral tem sido, ao longo de séculos, uma das principais lutas das mulheres. Na 7Graus, sabemos que a igualdade e a não discriminação têm de fazer parte do nosso quotidiano: precisam verificar-se na prática, nas vivências diárias das mulheres que trabalham na empresa.
Além de não diferenciarmos os salários ou as oportunidades em função do género, vivemos num ambiente onde as vozes e as ideias das mulheres são ouvidas e respeitadas. Aqui, a representatividade feminina é marcante, com a presença de mulheres em todas as equipas, que participam ativamente dos processos de tomada de decisão.
Perante um cenário global em que muitas profissionais ainda são prejudicadas pela gravidez ou os cuidados com a família, na 7Graus assumimos uma postura de incentivo e total apoio à maternidade para aquelas que a desejam. Para nós, nunca faria sentido pedir que alguém optasse entre os filhos e a carreira. Sabemos que as pessoas são multifacetadas e temos plena confiança nas suas capacidades de desempenhar diversos papéis.
Estamos conscientes de que a igualdade de género é um processo constante que deve ser construído e reforçado a cada dia, não apenas em datas comemorativas. Assumimos este compromisso e relembramos a importância da empatia (um dos nossos três valores essenciais). Os testemunhos das mulheres que trabalham na 7Graus demonstram que estamos no caminho certo.
Para mim, trabalhar na 7Graus é gratificante pois tenho autonomia e oportunidade de aplicar novas ideias e desenvolver as minhas capacidades. Sinto que aquilo que faço é valorizado e tem um impacto positivo não só na empresa como também na forma como ajudamos outras pessoas.
Desde o primeiro dia que me senti um membro da equipa como todos os outros, independentemente do género. Tanto que ao longo do tempo fui ganhando responsabilidades e o fato de ser mulher nunca impediu esse crescimento profissional.
Sou Mulher, Mãe e Profissional e faço parte de uma grande equipa, que é a 7Graus, em que todos os dias me desafiam a ser uma melhor pessoa.
Na 7Graus, nunca me senti prejudicada por ser mãe, aliás, pelo contrário, há um enorme incentivo e apoio às mulheres que decidem ser mães, sem qualquer preconceito ou prejuízo profissional.
Enquanto mulher e profissional sinto-me completamente acolhida e em momento algum senti qualquer tipo de discriminação.
Nunca senti nenhum tipo de discriminação, nem me senti menos ouvida. O fato de ser mulher nunca foi visto ou sentido como algo negativo. A diferença, aqui, é algo de positivo, é um ponto de vista diferente, um modo de enriquecer a equipa, a nossa forma de trabalhar e resolver problemas, quem sabe, com mais sensibilidade.
As minhas ideias, competências e capacidades de criar, inovar ou tomar decisões nunca foram questionadas em função do meu género. Nunca fui interrompida ou inferiorizada por ser mulher. Sei que isto deveria ser a norma em todas as empresas, mas também sei que não se verifica. Sinto-me segura na 7Graus.
Valorizo muito a flexibilidade que a 7Graus proporciona, permitindo dar o meu máximo e evoluir como profissional, mas sempre conjugando com a vida familiar. Gostaria de destacar o ambiente de igualdade e transparência que desde o inicio senti na cultura da empresa.
Para terminar, importa referir que também usamos os nossos projetos como veículos de informação para contar a história das mulheres que durante tanto tempo foi esquecida. Nesta data tão significativa, recomendamos a leitura deste artigo do Toda Matéria, onde relatamos os acontecimentos que deram origem à celebração do Dia Internacional da Mulher. Já no site Maiores e Melhores, temos uma lista com 20 mulheres que marcaram a história.