Aprendizagem contínua na 7Graus

A aprendizagem contínua é fundamental num mundo que está sempre em movimento. Todos os dias, surgem novas exigências, novos desafios e novas descobertas, principalmente na nossa área, ligada à tecnologia. 

Para acompanharmos este ritmo, sabemos que temos de aprender e crescer, tanto pessoal como profissionalmente. Porém, nem sempre é fácil estabelecer rotinas pessoais de aprendizagem e, nem mesmo, perceber quais são os melhores recursos e ferramentas para atingir tal objetivo. É exatamente para orientar neste sentido, que a 7Graus mantém uma série de iniciativas que são disponibilizadas a todos os que aqui trabalham. Neste artigo, vou apresentar as principais destas iniciativas.

Aprendizagem contínua através do autoconhecimento

Desde há muito que ficou claro para a 7Graus que as pessoas são o pilar do sucesso desta equipa. Fazemos, por isso, o mapeamento das características de cada pessoa, identificando o que ela vai trazer naturalmente para a sua equipa. Focamos-nos nos talentos de cada indivíduo e procuramos transformá-los em forças.

Da mesma forma, aquilo que é menos espontâneo e intrínseco é explorado e desenvolvido, para nos superarmos continuamente enquanto humanos. Para isso, podemos contar com o apoio de coaches, psicólogos ou formações especializadas. Paralelamente, não descuramos a nossa saúde mental. Podemos recorrer a estes profissionais sem qualquer custo, para trabalharmos assuntos pessoais e estarmos mais equilibrados emocionalmente. 

Relacionamento interpessoal e feedback

Quando entram para a 7Graus, todos os profissionais passam por um processo de onboarding. Nesta etapa, todos os nossos novos colegas seguem um programa de adaptação. Conhecer melhor o trabalho da equipa onde estão inseridos e, ainda, aprender sobre uma série de ferramentas que utilizamos, são dois dos passos fundamentais na fase de acolhimento. Um dos objetivos do onboarding, portanto, é o de potenciar o relacionamento saudável com os colegas e a cultura de feedback.

Um exemplo de uma das ferramentas que utilizamos é a formação em comunicação não violenta, conhecida por NVC. Aqui, aprendemos a comunicar de forma clara e honesta, ao mesmo tempo que nos preocupamos com os sentimentos e necessidades das outras pessoas. O NVC promove a compreensão e a conexão entre as pessoas, e procura evitar conflitos e resolvê-los de forma pacífica.

Outra ferramenta obrigatória é a análise do perfil DISC. Ela baseia-se em quatro estilos de comportamento: D (dominante), I (influenciador), S (estável) e C (cauteloso) e cada pessoa tem uma combinação única desses estilos. Acreditamos que conhecermos melhor como pensamos e como os nossos colegas reagem pode ser, por exemplo, um excelente fator desbloqueador num eventual desacordo no trabalho.

Cultura de feedback

O feedback é também muito encorajado na 7graus. Ele consiste numa informação ou comentário sobre o desempenho, comportamento ou resultado de alguém. Assim, o que se pretende é ajudar cada um de nós a evoluir, a corrigir erros que possamos cometer, ou a manter o que estivermos a fazer bem. Na prática, esta dinâmica consiste em comunicação bidirecional e pode ser tanto positiva como negativa, mas deve ser sempre construtiva e baseada em factos.

Por reconhecermos as vantagens do feedback, criamos momentos específicos para esse efeito. Regularmente, reunimo-nos em pequenos grupos e fazemos a análise do progresso de cada um, face ao objectivo de desenvolvimento que é individualmente desenvolvido. Reconhecemos o esforço, partilhamos dicas e falamos abertamente sobre aquilo que ainda precisa melhorar. Contudo, não é apenas nestes momentos dedicados que o feedback deve acontecer. Um elogio verdadeiro, ou uma crítica construtiva, não têm o seu timing restringido por uma agenda. São sempre oportunos e bem-vindos.

Aprendizagem de novas competências

Com o intuito de nos mantermos atualizados, a nossa empresa disponibiliza e incentiva o recurso a diferentes plataformas de aprendizagem. Assim, temos acesso total e sem limite de orçamento a plataformas como Udemy e Preply. Porém, a aprendizagem não está restrita a formações online. Outros cursos mais específicos são igualmente incentivados e apoiados. 

Também é encorajada a livre pesquisa. Sempre que alguém tem curiosidade sobre um tema, algo novo, disruptivo, procuramos analisar a aplicação desse interesse nos nossos produtos. Se forem identificadas oportunidades, investimos tempo no estudo de aplicação dessa tendência, na procura de antecipar as necessidades do mercado.

Aprendemos uns com os outros

Para além de fontes externas de conhecimento, também valorizamos aquilo que podemos partilhar uns com os outros enquanto equipa. Quinzenalmente, as equipas técnicas organizam as Code Talks. Aqui, um colega seleciona um tema, aprofunda-o e, depois, partilha as suas descobertas com os demais. 

Para além disso, temos o foco em documentar todas as nossas operações diárias. Desta forma, quem se junte à equipa posteriormente, poderá acompanhar rapidamente todos os processos.

Como tomamos decisões?

Acreditamos que não temos todas as respostas. Por isso, realizamos testes A/B sempre que fazemos uma alteração com maior impacto. Inquéritos de satisfação e análise de feedbacks do público também são frequentes. É assim que medimos e avaliamos qual é a melhor decisão.

Paralelamente, olhamos para os dados. O que eles nos dizem? E não agimos com base em “gut feelings” ou achismos. Estes são elementos essenciais da nossa aprendizagem contínua e da procura por oferecer cada vez mais e melhores produtos. 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn