Na 7Graus organizamo-nos à volta do nosso propósito. O coração do que fazemos está enraizado numa cultura forte baseada nos nossos três valores chave, qualidades que nos ajudam a mantê-la saudável e princípios que nos ajudam a auto-organizar.
A Nossa Missão
Estamos aqui por uma razão, para: melhorar a vida das pessoas com soluções que as ajudam a atingir os seus objetivos. É uma meta que nos motiva a procurar sempre o melhor em cada projeto.
Três Valores Fundamentais
- Integridade: Honestidade, confiança e transparência estão no centro de tudo o que fazemos. Acreditamos que a nossa ética e um ambiente de confiança atrai as pessoas certas, honestas, motivadas e comprometidas com o bem maior.
- Eficiência: Trabalhamos para sermos não só eficazes, mas também eficientes, sempre focando em soluções criativas que preservem a simplicidade. Estamos determinados a obter cada vez melhores resultados e é isso que nos leva a encontrar as melhores respostas para as necessidades dos nossos utilizadores.
- Empatia: O que a 7Graus produz é feito por pessoas e para pessoas. Ajudamos a melhorar a vida dos nossos utilizadores, sem nunca nos esquecermos de melhorar a vida dos elementos da nossa equipa. Trabalhamos em equipa e comunicamos de forma aberta e transparente. Proporcionamos um ambiente seguro onde todos têm uma voz, podem participar e contribuir com as suas ideias.
Qualidades de uma Cultura Saudável
Tentamos criar intencionalmente uma organização sem toxicidade ou política, com baixa rotação de pessoas apaixonadas, onde todos fazem um trabalho significativo e têm prazer em colaborar connosco durante anos.
Tratamos as pessoas como adultos. Acreditamos nos benefícios da transparência e da responsabilidade. Partilhamos informações sobre os resultados da empresa para que cada pessoa possa ver o impacto do seu trabalho e tomar decisões mais informadas sobre as suas tarefas diárias.
Acreditamos que temos um ambiente psicologicamente seguro onde as pessoas confiam umas nas outras e se sentem seguras para debater ideias, decidir compromissos e se responsabilizar mutuamente para alcançar os melhores resultados para nossos usuários. O ambiente onde as pessoas se sentem à vontade para discutir tensões de forma objetiva e dar prioridade às decisões certas, alinhadas com a missão e visão da empresa, mesmo que não sejam as mais confortáveis.
Acreditamos numa organização das equipas em rede horizontal e numa cultura de responsabilidade e ownership. Continuamos a explorar e a experimentar novas formas de trabalhar, tendo em mente que o objetivo final não é uma metodologia ou uma ferramenta que aplicamos, mas a nossa missão e uma cultura saudável. Uma cultura que, em última análise, nos ajuda a criar um sistema organizacional capaz de se auto-regular e de se adaptar a um mundo em mudança.
A nossa equipa é constituída por pessoas entusiasmadas com novas formas de trabalhar. Prontas a desafiarem-se a si próprias, aos seus colegas e à empresa. Que tenham vontade de aprender, que estejam dispostos a questionar construtivamente o status quo e que sugiram soluções alternativas. Que não esperam que lhes digam o que fazer, mas que vêm e dizem o que pretendem fazer a seguir e nós tentamos criar condições para que o possam fazer.
Acreditamos também que o feedback é um componente crucial para manter relações saudáveis dentro da empresa. Valorizamos um ambiente onde o feedback é visto como uma oportunidade de crescimento, e não como crítica. Práticas como a Comunicação Não Violenta e o uso do modelo DISC ajudam-nos a compreender melhor o comportamento das pessoas no trabalho e a promover uma comunicação mais eficaz.
Princípios que nos ajudam a auto-organizar
Não temos “Gestores” nem um modelo hierárquico típico. O nosso modelo de governação atribui domínios de decisão claros a funções ou equipas específicas. Organizamo-nos através de uma rede de equipas e liderança colectiva, escolhida pela equipa. Cada equipa tem 1-2 representantes, escolhidos pela equipa de seis em seis meses, que, juntamente com os 2 fundadores, tomam decisões estratégicas no Círculo Geral.
No dia a dia, utilizamos um processo de aconselhamento e uma tomada de decisões baseada no consentimento. Praticamos uma cultura de trabalho em público (work in public), tornando a informação transparente e acessível para todos, promovendo a aprendizagem colectiva e partilhando o trabalho em curso para obter feedback e crescimento em tempo real. Isto permite-nos responsabilizarmo-nos uns aos outros e contribuir para qualquer iniciativa. Com esta visibilidade, toda a gente pode dar feedback sobre o trabalho dos outros. O que nos levou a criar um sistema de feedback entre pares em vez do típico sistema de desempenho de cima para baixo. Desta forma, estamos todos mais ligados e, se alguma coisa precisar de ser reforçada ou corrigida, rapidamente a regulamos entre nós.