Empatia é a palavra-chave dos conteúdos da 7Graus

O que tem a empatia a ver com o sucesso de uma empresa, com o marketing de conteúdo, com o aumento das vendas? Tudo. Na segunda parte do podcast Bitalk – Negócios à Portuguesa, o Rui Marques desvendou um dos principais segredos do sucesso da 7Graus. Ou seja, o nosso êxito reside, exatamente, na capacidade de sentir empatia pelos utilizadores dos nossos produtos, dos nossos sites e de, como diz o Rui, “calçar os sapatos dessa pessoa e perceber o que ela quer”.

Aliás, a pergunta da frigideira – sim, o Bitalk (bitoque) é feito na frigideira e há, neste podcast, sempre uma pergunta de frigideira – “o que é que as empresas ainda não perceberam sobre o marketing de conteúdo e precisam de perceber urgentemente?”. Esta questão desembocou na resposta simples, mas óbvia: “Empatia”. Segundo o co-fundador da 7Graus, as empresas têm que entender que o conteúdo deve ser escrito “não para vender o produto, mas para dar à pessoa a informação que é útil para ela, satisfazer a sua curiosidade ou necessidade”.

De resto, e falando sobre a aposta da 7Graus em algumas start-ups, o Rui revelou que uma das primeiras perguntas que faz aos empreendedores que procuram a 7Graus é: “quem pode querer o teu produto, que problema resolves com o teu produto?”. Porque, diz, “por vezes, focamo-nos no produto e não no consumidor” o que, acredita, é um erro.

Chegar aos mil milhões de visitas/ano

E é com base na empatia que a 7Graus tem crescido. Será também com base neste pressuposto que nós pretendemos chegar a mil milhões de visitas mensais. Atualmente, são 250 milhões.

“Há quatro anos colocámos este objectivo, estávamos com 100 milhões, estávamos bem. Porém, o nosso propósito é ajudar pessoas e a ideia foi podermos ajudar ainda mais e, assim, definimos esta estratégia”. Na sequência da conversa, o Rui ainda revelou que isso poderá passar por alargar os temas em tratamento e o número de idiomas em que os conteúdos são produzidos.

 

Aqui, “um dos grandes desafios é o de encontrar especialistas que escrevam sobre aquele conteúdo numa determinada língua”. Além disso, que o façam direcionados para o público, para responder às questões do público e não para, simplesmente, mostrar conhecimento.  Por fim, o Rui lembra, mais uma vez, que a empatia é a chave.

Vê, no vídeo abaixo, a segunda parte da conversa do Rui Marques com o Bitalk. Se ainda não viste a primeira parte, tens o vídeo disponível no nosso artigo O SEO não existe, o que existe é bom conteúdo.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn