O SEO não existe, o que existe é bom conteúdo

SEO, clickbaits, produção de conteúdo e empatia. Estes foram apenas alguns dos assuntos abordados pelo Rui Marques no podcast  Bitalk – Negócios à Portuguesa. Na conversa com os apresentadores Tocha e José Serra, o co-fundador da nossa empresa ainda falou sobre a importância de estar bem posicionado nas pesquisas do Google, monetização e até de “um país de senhores doutores”.  Não faltaram, claro,  temas que nos são muito caros, como a missão da 7Graus e a produção de conteúdo intemporal.

“O SEO não existe”

Mas vamos, literalmente, por partes. Afinal, esta é apenas a primeira metade da conversa, a entrevista foi dividida em dois episódios. Um dos pontos que mais surpresa causaram nas declarações foi, exatamente, o “clickbait” escolhido para o título do programa. “O SEO não existe, o que existe é bom conteúdo”. Silêncio na sala. Para ouvir, depois, o Rui explicar que o próprio Google tem adaptado o seu algoritmo, de forma a que o bom conteúdo se destaque. Ou seja, o objetivo será sempre fazer com que “o utilizador encontre facilmente aquilo que procura”.

E como se produz bom conteúdo? A pergunta é essencial e a resposta, imediata: “Empatia”. Nas palavras do Rui,”é preciso que nos coloquemos nos sapatos da outra pessoa, para perceber o que é importante para ela. Antecipar como esse conteúdo vai ser útil para alguém”. De resto, defende, “o conteúdo até pode ser ótimo, mas, se não interessar a ninguém, não serve para nada, a não ser que seja para satisfazer o nosso ego”.

Esta questão desemboca no que é a missão da 7Graus, a de “ajudar a melhorar a vida das pessoas com o conteúdo que distribuímos de forma gratuita.

Por fim, o co-fundador da 7Graus assume que o modelo de negócio da empresa é a publicidade. No entanto, isso não implica “entupir” os vários sites com publicidade intrusiva. “Até há formatos bastante inovadores do ponto de vista da publicidade, mas, na 7Graus, se percebemos que isso vai prejudicar o objetivo de quem vai consumir, não queremos esse formato”.

Parte 1

Vê a segunda parte desta entrevista no artigo “Empatia é a palavra-chave dos conteúdos da 7Graus”.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Prémios 4gnews 2023

Desde 2015, os Prémios 4gnews destacam o melhor da tecnologia em Portugal. Entre produtos, marcas e serviços, reconhecemos aqueles que mais contribuem para ajudar a

LEIA MAIS