Personalidades mais pesquisadas no eBiografia em 2022

Com cerca de 36 milhões de consultas e 25 milhões de visitas só em 2022, o projeto eBiografia é um dos mais acedidos quando se procura informações sobre personalidades famosas. Este sucesso deixa-nos muito orgulhosos, afinal, o nosso maior objetivo é ajudar a melhorar a vida das pessoas.

No site é possível encontrar mais de 1800 biografias de personalidades do presente e do passado, do Brasil e do mundo, disponibilizando informações confiáveis e seguras.

Assim, apresentamos as personalidades que despertaram a atenção do nosso público este ano e estão no nosso top 10 de mais pesquisadas.

 

Vitória nas eleições brasileiras renderam o primeiro lugar da lista

Quem lidera o nosso ranking é Luiz Inácio Lula da Silva. O político venceu as eleições ocorridas em outubro deste ano e irá tomar posse como presidente do Brasil a 1 de janeiro de 2023.

A maior parte das pesquisas, quase 90%, foi feita nas duas semanas posteriores à sua vitória. Foram mais de 445.000 pesquisas pela biografia do Presidente Lula durante o ano, 395.000 realizadas apenas entre o período de 30 de outubro a 15 de novembro.

No segundo lugar, temos o escritor Monteiro Lobato, que este ano completaria 140 anos. O dia do seu nascimento, 18 de abril, foi o escolhido para celebrar o Dia do Livro, sendo a data que apresentou o maior número de acessos na sua biografia.

Já a 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, quem teve grande destaque no projeto foi a ativista paquistanesa Malala. Conhecida pela sua militância a favor das meninas do seu país, ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2014, com apenas 17 anos.

Isaac Newton aparece em quarto lugar na nossa lista. Há 295 anos, o grande cientista finalizou a sua jornada na Terra. O número redondo no aniversário da sua morte impulsionou as pesquisas pelo seu nome, que já são consideráveis habitualmente.

Outra personalidade que despertou interesse este ano foi Tarsila do Amaral. A pintora é uma das mais importantes representantes do modernismo brasileiro. Por conta do centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida no Theatro Municipal de São Paulo, o seu nome teve uma grande procura, mesmo que, curiosamente, ela não tenha participado da Semana de 22.

Personalidades mais pesquisadas no eBiografia em 2022. Lula lidera, seguido por Monteiro Lobato e Malala

 

Três das 10 personalidades da lista são artistas plásticos

E ainda falando sobre artistas, o holandês Vincent van Gogh ganhou atenção especial em 2022. Estimuladas pela exposição imersiva Beyond Van Gogh, ocorrida em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, muitas pessoas ficaram curiosas para conhecer mais sobre a sua vida e obra.

Nesta lista, Nelson Mandela entra como representante do efeito Netflix. Embora seja uma personalidade sempre muito procurada no eBiografia, este ano as pesquisas dispararam na semana do lançamento do filme “Silverton: Cerco Fechado”, um dos mais assistidos na plataforma de streaming neste período. 

Outro acontecimento que despertou o interesse por assuntos específicos em 2022 foi a  guerra da Ucrânia. Além disso, a polarização política e ideológica no Brasil fizeram com que vários temas, como comunismo, marxismo, guerra fria e União Soviética, voltassem à pauta. Nessa onda, foram milhares as pessoas que quiseram saber um pouco mais sobre quem foi o pensador e revolucionário alemão Karl Marx

Em penúltimo lugar temos Leonardo da Vinci. O génio italiano, criador da obra-prima mais famosa do Ocidente, a Mona Lisa, veio ao mundo em 1452. Assim, este ano o seu nascimento completou 570 anos, o que impulsionou grande parte das pesquisas sobre o artista.

E, por último, aparece no nosso top 10 a jovem Anne Frank. Isso porque o ano começou com a notícia de um livro que, finalmente, revelaria quem traiu Anne Frank, ou seja, quem teria denunciado e mostrado aos nazis onde a menina e a sua família estavam escondidas.

Pouco tempo depois, o livro foi retirado das lojas, uma vez que o método utilizado na investigação foi considerado pouco confiável. Toda esta polémica fez aumentar as pesquisas pela famosa adolescente vítima do Holocausto.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn