Votação no Dicio elege Democracia como a palavra do ano de 2022

O dicio.com.br, dicionário on-line de português mais consultado do Brasil, desde 2019, apresenta uma lista com as palavras mais pesquisadas ao longo do ano. Esta lista acaba por refletir os acontecimentos que tiveram destaque e proeminência no Brasil e no Mundo, ou seja, as palavras mais pesquisadas no dicionário são um reflexo das situações com as quais se relacionam. 

Em 2022, esta iniciativa contou com a participação direta dos nossos utilizadores por meio de uma votação que, dentre as palavras mais pesquisadas em 2022, escolheu a Palavra do Ano. 

Durante duas semanas, as pessoas votaram no nosso site e democracia foi eleita a palavra do ano com 39% dos mais de 2.600 votos. Além de democracia, estavam na lista para votação as palavras “polarização, perseverança e empatia”. 

Democracia é a palavra do ano de 2022 no Brasil

Sobre a palavra Democracia

No Dicio, a palavra democracia tem como sentido primeiro “governo em que o poder é exercido pelo povo”. Ainda, a nível político, destacamos: “Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular através dos quais não há desigualdades ou privilégios entre classes”. 

Em 2022, o conceito de democracia voltou a entrar no debate público. No Brasil, tivemos um ano de disputas eleitorais através das quais se tornou imprescindível entender de que modo a democracia brasileira sairia fortalecida ou enfraquecida deste processo. Eleições que, a propósito, também são chamadas de “festa da democracia”. 

Além disso, outros fatos internacionais trouxeram a palavra democracia aos nossos noticiários, como o conflito na Ucrânia; a discussão sobre os direitos dos cidadãos no Qatar, país sede da Copa, e os protestos populares no Irã.

Os critérios de escolha da palavra do ano de 2022:

Na lista de votação para Palavra do Ano, foram escolhidas aquelas que, ao longo de 2022, tiveram um grande volume de pesquisas no Dicio; estiveram muito presentes nos noticiários, nos debates, e melhor refletiram as preocupações e os desejos da população brasileira.

Ao longo de todo o ano, a equipe de especialistas do Dicio recolheu e analisou dados das mais de 200 milhões de pesquisas realizadas no site e nos aplicativos. Além da alta procura no dicionário e da frequência nas notícias, outro critério de seleção foi a relevância social destas palavras. Portanto, o significado do vocábulo escolhido precisaria ter potencial para ser um reflexo dos acontecimentos do último ano.

A partir da lista formulada, foram selecionadas quatro palavras consideradas mais relevantes, ou seja, aquelas que teriam a possibilidade de ilustrar histórica e culturalmente o período de tempo que representam. A decisão final foi do público que, ao longo de duas semanas, votou para escolher a palavra do ano. 

Além da Palavra do Ano, o Dicio divulgou uma lista composta pelas dez palavras mais pesquisadas em 2022.

As 10 palavras mais pesquisadas em 2022

dicio.com.br

  • Respeito

Em discussões políticas, relacionadas à Guerra ou referentes à sede da Copa do Mundo, esta foi uma palavra que surgiu em diversos momentos, especialmente com o sentido de respeito aos direitos humanos, à Constituição, aos poderes e ao resultado das eleições. 

  • Perseverança

Esta foi uma palavra que perseverou nas pesquisas durante todo o ano, ou seja, esteve insistentemente presente. Perseverança apareceu e se repetiu várias vezes no discurso de economistas, de técnicos de futebol, de médicos, de políticos, de cientistas e até do Papa. 

  • Empatia

Ao longo deste ano, esta palavra manteve uma alta procura no Dicio. Porém, ela disparou nas consultas quando foi referida em duas discussões do BBB22, uma entre Natália e Arthur e outra entre Eslovênia e Gustavo.

  • Amor

Uma lista de palavras mais pesquisadas, no Dicio, nunca está completa sem o amor. Muito pesquisada durante todo o ano, teve o seu maior pico, claro, no dia dos namorados. Em 12 de junho, o aumento das pesquisas pela palavra “amor” chegou a quase 400%. 

  • Você

Após vários cruzamentos de dados e de exaustivas pesquisas, chegamos a um resultado inconclusivo, embora seja possível identificar a procura específica  por palavras que rimem com o vocábulo você. Portanto, é provável que o interesse por essa palavra, em 2022, possa estar relacionado com a busca por suas rimas.  

  • Caráter

Caráter é uma palavra de sentido forte e também esteve em alta no Dicio. Em 2022, o treinador Jorge Jesus afirmou que gostaria de voltar ao Flamengo, o que fez com que comentaristas esportivos questionassem o seu caráter. Além disso, Juliette disse que não podia ser presidente porque, embora tenha caráter, não teria coragem. 

  • Mito

Apelido dado a Jair Bolsonaro pelos seus apoiadores, esta palavra teve maior incidência de pesquisas entre o dia 22 de agosto, quando o presidente e candidato à reeleição deu uma entrevista ao Jornal Nacional, e o dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.  

  • Genocida

Depois de ser a mais pesquisada em 2021, esta palavra continuou despertando o interesse do público do Dicio. Os maiores picos, no entanto, aconteceram depois de uma troca de tweets entre Felipe Neto e Nikolas Ferreira e no dia do segundo turno das eleições. 

  • Denegrir

No mês de maio, uma jornalista do Globo News usou o termo denegrir e foi corrigida por um colega já que, segundo ele, o jornalismo da Globo já não utiliza esta palavra que tem sido alvo de polêmicas. O pedido de desculpas posterior não evitou a repercussão.

  • Inerente

Esta é uma daquelas palavras que, de repente, começa a ser mais utilizada do que o habitual. Foi o que aconteceu em 2022, quando foi citada em notícias de saúde, política, esportes e em mais um número incontável de temas. 

Em 2022, pela primeira vez, as listas de palavras mais pesquisadas incluíram, também, os outros sites da família Dicio. O Dicionário de Sinônimos, o Dicionário de Antônimos e o site Conjugação de Verbos são os três projetos com listas divulgadas. De fora, ficou apenas o Norma Culta.

Os 10 sinônimos mais pesquisados em 2022

sinonimos.com.br

  1. Importante
  2. Além disso
  3. Problema
  4. Portanto
  5. Assim
  6. Necessidade
  7. Pois
  8. Processo
  9. Também
  10. Desenvolvimento

Os 10 antônimos mais pesquisados em 2022

antonimos.com.br

  1. Humilde
  2. Empatia
  3. Bom
  4. Egoísta
  5. Amor
  6. Calmo
  7. Grande
  8. Saudável
  9. Mal
  10. Feliz

Os 10 verbos mais pesquisados em 2022

conjugacao.com.br

  1. Ir
  2. Ser
  3. Ter
  4. Ver
  5. Vir
  6. Estar
  7. Poder
  8. Amar
  9. Dar
  10. Comer

 

Mais detalhes sobre a palavra do ano de 2022, e sobre as palavras mais pesquisadas do ano, podem ser encontrados no Dicio.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn