Recrutamento e seleção na 7Graus

Já pensaste em enviar a tua candidatura para nós, mas não sabes o que esperar? Então esta publicação é para ti!

A procura de uma oportunidade de trabalho pode ser, por vezes, difícil e desmotivante. Por essa razão, na 7Graus, preocupamo-nos em dar-te, enquanto candidato, uma experiência positiva, justa e transparente. 

O nosso processo

Normalmente, para cada recrutamento, temos uma pessoa responsável por gerir o processo e dois a três membros da equipa para a qual a vaga está anunciada. Contamos sempre com vários intervenientes para que, assim, a decisão de contratação não recaia apenas sobre uma pessoa. Desta forma, conseguimos reduzir enviesamentos e fazer a melhor escolha possível para a empresa.

O processo de recrutamento é adaptado consoante as posições em aberto, já que estas podem ser bem diferentes. Procuramos, por isso, ser flexíveis e ágeis na implementação para atendermos às necessidades de cada vaga. Esta flexibilidade aplica-se a todas as fases do processo e, também, às necessidades dos candidatos. Por exemplo, uma chamada de clarificação, ou uma sessão de apresentação da equipa, pode ser acrescentada para dar a conhecer melhor o ambiente e a dinâmica de trabalho de uma equipa. 

Pré-entrevista

Candidatos à Equipa 7G

Se pensas em candidatar-te a uma oportunidade na equipa 7G, o primeiro passo que vais encontrar é um formulário de candidatura. Este contém perguntas técnicas, relativas a skills imprescindíveis para a vaga, e perguntas sobre o teu percurso profissional e pessoal até ao momento.

Após este passo, adicionamos, recentemente, um exercício prático ao processo. Esta etapa foi acrescentada para termos uma métrica de avaliação de competências e aumentarmos a nossa objetividade. Assim, tomamos a decisão de passar um candidato para a fase de entrevistas com base em algo concreto, para além do formulário e de informação recolhida nos documentos anexados, tais como o currículo e a carta de apresentação. 

Criadores de Conteúdo

Se és um criador de conteúdo, o primeiro passo que vais encontrar é o preenchimento de um formulário de candidatura que alguns podem considerar exigente. As primeiras questões do formulário são tarefas ou exercícios relacionados com a vaga anunciada. Estas tarefas, em conjunto com a área de formação e/ou experiência de trabalho, são os fatores que consideramos para analisar a tua capacidade/competência para a vaga. 

Além disso, no formulário, temos também questões que nos permitem conhecer-te um pouco melhor, tais como “Qual o maior sucesso da tua carreira?” ou “Qual o maior fracasso da tua carreira?”. Apesar deste caráter mais extenso e até introspetivo, é importante que as tuas respostas sejam genuínas e completas, e que consigas: 1) demonstrar o teu conhecimento, e 2) transparecer quem és nas respostas. 

É nesta informação que nos baseamos para fazer a primeira triagem. Esta triagem consiste na distinção entre candidatos adequados ao perfil anunciado e aqueles que não têm os requisitos necessários. Feita esta distinção, os candidatos apurados seguem para fase de entrevista.

Dica: Escrever de forma livre na carta de apresentação é sempre mais uma forma de te dares a conhecer espontânea e criativamente.

Entrevista

Se passaste à fase de entrevistas, estás de parabéns! 

As nossas entrevistas têm normalmente a duração de 1 hora. Aquilo que procuramos, durante este tempo, é conhecer-te melhor, a um nível mais profundo e de maneira mais fluida.

Em termos de estrutura, a entrevista está dividida em duas partes. Na primeira parte, focamos em detalhes sobre a tua formação, experiência prévia de trabalho e competências necessárias para a vaga. Na segunda parte, o nosso foco está em ti, com uma componente mais pessoal. Por norma, as entrevistas decorrem num ambiente confortável e seguro e, por isso, têm um carácter bastante relaxado e informal. 

Sabemos que uma entrevista é, normalmente, um momento de elevado stress e nervosismo para qualquer candidato, pois é um momento em que queremos mostrar o nosso melhor. No entanto, também sabemos que não somos capazes de estar no nosso melhor todos os dias. Por isso, o nosso foco é saber como é o teu desempenho, mesmo quando as coisas não saem como planeado. No fundo, queremos saber quem és, não apenas como “trabalhador”, mas como ser humano.

No final da entrevista, guardamos um espaço de tempo para que também nos possas fazer perguntas. Por vezes, pode existir alguma informação que não transmitimos, então, esta é a melhor altura para esclareceres tudo aquilo que não tenha ficado claro.

Dica: Sê tu próprio. Ou seja, responde o que é verdade para ti, sem transformar tudo num ponto positivo – ninguém é perfeito – e sem pensares naquilo que “queremos ouvir”.

Pós-entrevista

Por vezes, depois da fase de entrevista, pode haver ainda uma segunda fase com outras tarefas ou uma nova entrevista, para recolher mais informação sobre os candidatos e fazermos a triagem final.

É importante salientar que, ao longo do processo, aqueles que não ficam apurados, recebem sempre um feedback da nossa parte. Compreendemos que receber uma resposta, mesmo que negativa, é sempre melhor do que não receber resposta nenhuma. Esta resposta será sempre transparente e honesta, uma vez que acreditamos que este feedback te pode ajudar a melhorar. 

Além disso, uma resposta negativa para uma vaga não é equivalente a uma porta fechada. Na 7Graus, encorajamos os candidatos a estarem atentos a novas vagas que possam surgir e deixamos em aberto a possibilidade de uma colaboração futura.

 

Se este processo te deixou com vontade de te candidatares, podes consultar as vagas que temos abertas aqui

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn