Regressar a casa

2014 foi o ano em que contratamos o nosso primeiro jornalista especialista em gaming, o André Alves. (título oficial: Game Master para gerir conteúdo nos sites de jogos) Nascido e criado em Tomar, cidade templária, o André cedo percebeu que o seu futuro seria virado para o mundo.

 

Viver a 200km de casa

Após um processo de entrevistas que decorreu como é habitual, o André teve de voltar atrás e perder o comboio que o fazia regressar a casa. Era necessário ter mais uma conversa no nosso escritório, na Lionesa em Matosinhos. 

E foi assim que, há 8 anos, o André passou a viver a 200 km da sua cidade natal. Desde o início, o André sentiu que na 7Graus havia empatia pelos colaboradores. Como apoio nesta mudança de casa, a empresa disponibilizou-se para lhe oferecer a estadia num hotel próximo ao escritório, enquanto procurava onde viver. Nas suas palavras, isto teve um impacto enorme, porque se sentiu valorizado desde o primeiro dia e muito motivado. Depois, a forma como os colegas o receberam e integraram facilitou esta mudança. Na prática, estava não só a começar um emprego novo, mas também uma nova vida numa cidade diferente.  

Mais recentemente, no cenário da pandemia de Covid-19, a 7Graus esteve atenta aos seus colaboradores. Todos passaram a trabalhar a partir de casa e levaram tudo o que precisaram do escritório. Para além disso, sempre existiu uma preocupação com os colaboradores. Isto verificou-se pela total flexibilidade de horário e um contato constante, através de vários eventos remotos que permitiram combater o isolamento. Para o André, isto foi essencial para se sentir seguro e integrado com toda a equipa.

 

Regressar

Num movimento conhecido por “voltar a casa”, o André aproveitou a alteração de política da empresa, para regressar a Tomar.  Esta alteração permitia a cada um definir o seu local de trabalho, podendo variar entre 100% remoto, 100% presencial ou híbrido. “Foi um momento de viragem muito importante para mim. Toda a minha família está em Tomar e, desta forma, pude ficar mais perto deles e continuar a trabalhar no que gosto.” De uma forma geral, a possibilidade de trabalho remoto tem sido um factor decisivo para o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Mais ainda, se considerarmos que Tomar é uma cidade pequena, com menos vagas de emprego diversificadas do que um grande centro urbano. Na opinião do André, “esta é uma das razões pelas quais uma grande parte dos jovens acaba por partir, essencialmente pela falta de oportunidades. Desde que o teletrabalho passou a ser mais comum, regressou muita gente às origens. Acho que isto pode ser muito positivo para muitas cidades pequenas.”

 

Valor acrescentado

Se perguntarem ao André aquilo que valoriza mais na empresa neste momento, a sua resposta já ultrapassa a possibilidade de trabalhar remotamente. Seguro de que esta é uma realidade da qual já não vai ter de abrir mão, agora ele destaca a cultura da empresa enquanto organização horizontal. Nas palavras do André “a nossa estrutura, adaptativa e fluida, permite que toda a gente possa ter voz. Há espaço para todos experimentarem novas abordagens e há condições para conseguir tirar o melhor de cada colaborador. Isto é bastante importante para crescermos profissionalmente.” Para além disso, realça ainda a possibilidade de desenvolvimento pessoal, algo que tem sido cada vez mais uma aposta ganha para as pessoas da 7Graus.

 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn