Campanha publicitária do Dicio pretende resgatar palavras esquecidas

Procura no Dicio. Este é o mote da campanha publicitária que lançamos para o nosso dicionário no mês de março.

A nossa motivação, com esta iniciativa, foi a de popularizar algumas palavras difíceis da língua portuguesa.

Já como objetivo de marketing, pretendemos fazer com que o dicionário mais consultado seja, também, aquele que tem o nome mais lembrado do Brasil. 

A campanha contou com uma rede de mupis e outdoors nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na rádio Antena 1, foi possível ouvir o nosso spot de durante um mês inteiro. Por fim, a parte digital da campanha apresentou uma rede display e anúncios nas redes sociais.

Ao longo de 2022, serão lançados anúncios de oportunidade e algumas ações em social media.

A missão da 7Graus na campanha do Dicio

A missão da 7Graus é ajudar a melhorar a vida das pessoas através dos conteúdos que produzimos e distribuímos gratuitamente. 

Uma vez que a nossa missão guia todas as nossas ações, achamos que fazia sentido a campanha seguir esta mesma linha. Neste caso, a ajuda é no sentido de enriquecer o vocabulário das pessoas.

A estratégia criativa, desenvolvida pela nossa equipa interna, foi criada no sentido de resgatar algumas das palavras menos, ou nunca, pesquisadas no Dicio. São termos que caíram em desuso, ou que nunca foram propriamente populares no Brasil.

Um exemplo de colaboração entre equipas 

Quando começamos a planear esta campanha, tínhamos a certeza de que o impacto seria positivo. Contudo, as possibilidades que surgiram superaram as nossas próprias expectativas iniciais. 

Um dos bons exemplos está no tratamento dado às palavras esquecidas. A partir de um esforço conjunto entre as várias equipas da 7Graus, surgiu a oportunidade destes vocábulos receberem uma nova atenção por parte da nossa equipa lexicográfica. Desta forma, todas as palavras presentes na campanha passaram por uma revisão e pela atualização das suas definições. 

O resgate de um verdadeiro património linguístico

Outro ponto positivo foi mesmo o resgate das palavras utilizadas. Afinal, a diferença entre o acervo léxico da língua portuguesa e o nível de utilização que fazemos dele é extremamente desproporcional. 

Para que se tenha uma noção desta desproporcionalidade, o vocabulário de uma pessoa considerada culta não ultrapassa os vinte mil vocábulos. Na comunicação cotidiana, esta média pode chegar a pouco mais de 1.000 palavras. No Dicio, temos mais de 400 mil palavras com os respectivos significados e definições.

A campanha publicitária foi lançada na sequência do profundo rebranding da marca. Em mais de 17 anos de existência, esta foi a primeira vez que a 7Graus apostou na promoção de uma das suas marcas. Pela repercussão gerada, acreditamos que não será a última.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn