Dicionário de Nomes Próprios apresenta a sua nova identidade

O Dicionário de Nomes Próprios apresentou, finalmente, a sua nova identidade visual. Foram 13 anos de espera, já que este produto da 7Graus, desde 2008 e até este momento, contava apenas com uma imagem mais genérica. Com isto, o anterior layout mantinha a boa usabilidade da ferramenta, porém, não demonstrava a sua merecida personalidade.

Novo logo do Dicionário de Nomes Próprios antes e depois
Dicionário de Nomes Próprios antes e depois da mudança

 

Ao longo dos anos, o conteúdo encontrado principalmente no site dicionariodenomesproprios.com.br, ganhou cada vez mais relevância. Desde o início, o objetivo foi o de fornecer informações, com base histórica, sobre os significados e as origens dos nomes próprios usados no Brasil. A partir disto, o Dicionário de Nomes transformou-se numa verdadeira referência e, praticamente, uma fonte obrigatória nas consultas sobre este tema. As quase 4 milhões de visitas e as 10 milhões de pesquisas mensais ao site demonstram bem a importância deste produto na vida das pessoas.

 

A nova identidade do Dicionário de Nomes Próprios

Com um conteúdo afinado, uma boa base tecnológica e o sucesso junto ao público, concluímos que já era mais do que tempo de darmos mais um passo em frente. Foi desta forma que decidimos criar a nova identidade visual deste produto. Afinal, identidade tem tudo a ver com nome e vice-versa.

Entre pesquisa, estudos, desenvolvimento e implementação da nova marca, foram mais de seis meses de trabalho totalmente desenvolvido pela nossa equipa interna. O novo símbolo que representa a marca foi desenhado a partir da letra N, de nome, e de uma página de um livro, como um dicionário tradicional. Desta forma, o resultado final apresenta uma letra N estilizada, com traços orgânicos que formam uma dobra. Ou seja, o design cria uma ilusão de tridimensionalidade e, assim, representa uma letra formada por uma página de papel dobrada.

O restante logo traz ainda o nome da marca escrito a partir de um tipo de letra sem serifa, muito legível e bastante presente. Com este resultado, conseguimos ultrapassar outro dos desafios deste projeto, dar leveza e equilíbrio a uma marca com nome longo.

A escolha da cor também não foi mero acaso. Depois de termos aprofundado e debatido, exaustivamente, as possíveis interpretações culturais e sociais das diversas cores, optámos pelo cor-de-laranja. Afinal, o laranja trazia a personalidade e a vivacidade que esperávamos, mas sem deixar margem para muitas interpretações secundárias.

Como última característica a assinalar, está o caráter cambiante da marca. Em outras palavras, o símbolo, formado pela letra N, permite a aplicação de imagens, formas e texturas no seu interior. Esta particularidade permite que, para além de tornar a marca mais dinâmica, possamos ilustrar temáticamente elementos como thumbnails e publicações em social media.

Dicionário de nomes próprios marca cambiante
Versão cambiante da nova marca

Um dos muitos rebrandings que aí vêm

A nova identidade do Dicionário de Nomes Próprios não é um caso isolado. Este projeto vem na sequência de uma estratégia de, gradualmente, promovermos rebrandings e outras melhorias nos nossos mais de 60 produtos. Outro exemplo já pode ser visto no caso do Calendarr. Ainda em 2022, mais produtos da 7Graus deverão apresentar novidades nas suas imagens. Entre eles, estão algumas das nossas marcas mais conhecidas como Dicio, Toda Matéria e Pensador.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn