Dicio disponibiliza áudio para indicar a pronúncia

A partir de agora, no Dicio, já é possível ouvir a pronúncia correta de cada palavra. Com esta opção, somos o primeiro dicionário online de português a disponibilizar este recurso. 

Ao contrário daquilo que pode indicar o senso comum, informar sobre a pronúncia correta também é uma função dos dicionários. Em alguns vocábulos, o único traço distintivo do sentido é mesmo a pronúncia. Ou seja, a alteração do modo como uma palavra é dita pode influenciar a nossa comunicação, tanto naquilo que entendemos do discurso de alguém como no que pretendemos expressar através das nossas próprias palavras. 

A pronúncia nem sempre é intuitiva 

Normalmente, aprendemos a associar letras aos sons, aos fonemas. Popularmente, associamos uma letra a um fonema ao qual chamamos de “som”, mas nem sempre é assim. Há letras que representam mais do que um “som”, e o dicionário tem o papel de indicar: “atenção, esta palavra está escrita com s, mas tem som de z”.

Além disso, algumas palavras, apesar de terem a mesma grafia, são pronunciadas de formas diferentes; outras, embora não tenham acento gráfico, têm o som mais aberto ou fechado. Pessoas de outras nacionalidades também usam o dicionário para saber a forma correcta de pronunciar uma palavra. O dicionário tem o dever de indicar todas estas variações. 

O alfabeto fonético internacional

Os dicionários tradicionais, impressos, traziam sempre a indicação da pronúncia através do alfabeto fonético internacional, como neste exemplo com a palavra ideia: ideia /iˈdɐjɐ/. Durante mais de um século, supõe-se que em razão da limitação do papel, este recurso foi a única forma de apresentar a forma correcta de dizer as palavras, tendo em conta o padrão de pronúncia. 

Embora muito útil e eficaz, o alfabeto fonético é pouco intuitivo e de difícil compreensão para quem usa um dicionário, restringindo o conhecimento acerca da pronúncia aos que conseguem decifrar os seus símbolos. Com os recursos tecnológicos atuais, o Dicio optou por substituir o sistema de transcrição fonética pela simplicidade do áudio. A intenção é democratizar este conhecimento e torná-lo mais acessível a toda a população.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Prémios 4gnews 2023

Desde 2015, os Prémios 4gnews destacam o melhor da tecnologia em Portugal. Entre produtos, marcas e serviços, reconhecemos aqueles que mais contribuem para ajudar a

LEIA MAIS