Pensador passa a ter frases verificadas

Em tempos de fake news, saber a fonte do que lemos torna-se cada vez mais necessário. Foi por isso que o Pensador, uma das nossas marcas mais populares, ganhou uma nova funcionalidade: o selo de frase verificada.

Mockup de smartphone apresenta um exemplo de frase verificada no site Pensador
A partir de agora, as frases com autoria confirmada passarão a ser identificadas com um selo de verificação.

Dessa forma, queremos garantir cada vez mais a qualidade e a credibilidade do nosso conteúdo. E também combater desinformações e contextualizar frases que, muitas vezes de propósito, são retiradas do contexto original.

Como o Pensador funciona?

Para explicar essa nova função, é importante entender como o Pensador funciona. Com mais de 2 milhões de pensamentos registados, o nosso site é alimentado por uma equipa de curadoria e, maioritariamente, pelos utilizadores.

Também fazemos um acompanhamento permanente e quase diário das novas citações inseridas no site, mas é difícil conseguirmos verificar cada um dos milhões de pensamentos que temos. Então, o selo de verificação chegou para garantir que um determinado pensamento teve a sua autoria confirmada por algum membro da nossa equipa.

Como verificamos a autoria de um pensamento?

O processo de verificação é feito através da utilização de sites de confiança ou de buscas na própria obra (livro/filme/série/artigo), se possível! Outros sites de frases ou páginas em redes sociais que indicam autorias sem fontes não são considerados por nós.

Há pesquisadores brasileiros e internacionais que mantêm páginas de combate às desinformações e falsas autorias, como “Citações que eu não citei”, “Afinal, quem é o autor?” e Quote Investigator. Às vezes, também enviamos mensagem diretamente a algum pesquisador a fim de confirmar uma autoria mais complexa.

Qualquer um pode ajudar!

Sabias que também podes ajudar a tornar o Pensador um site cada vez mais confiável? Se vires uma frase com a autoria errada ou que gostarias de pedir a verificação, é só clicar em “Reportar / Denunciar” embaixo do pensamento em questão.

Ao reportar, é possível explicar com detalhes e enviar algum link para comprovar a autoria. Em seguida, alguém da equipa vai verificar e depois entrará em contacto para dar um feedback sobre a correção.

Depois do rebranding recentemente anunciado, esperamos que tenhas gostado de mais esta novidade. 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn