A nova imagem do Pensador

O Pensador tem uma nova imagem. Este processo, desenvolvido internamente pela nossa equipa, é aquilo que, em marketing, chamamos rebranding.

Depois de 17 anos de existência, achávamos mesmo que esta marca merecia ser, pelo menos, refrescada. Foi o que fizemos.

Com mais de 1 milhão de visitas diárias, e mais de 2 milhões de frases e citações registadas, o Pensador sustenta o título de maior site de citações em língua portuguesa. Em termos de notoriedade, esta é a marca com o maior nível de recordação espontânea entre todos os projetos da 7Graus. Podemos, inclusive, afirmar que o Pensador já entrou para a cultura pop no Brasil.

Em resumo, temos uma marca que é conhecida, reconhecida e até mesmo amada. Alterar o que quer que seja, neste cenário, representa um enorme desafio. Porém, como costumamos dizer por cá, nós adoramos ser desafiados.

 

Pensador em números

  • Se o Pensador fosse um livro, teria 163.000 páginas, o equivalente a 362 exemplares de O Senhor dos Anéis – A Irmandade do Anel;

  • O tempo médio consumido por todos os visitantes do site Pensador, em apenas um mês, equivale a 87 anos;

  • O público mensal do Pensador é o equivalente a quase três vezes a população total de Portugal.

     

Tentar, testar, ouvir e tentar outra vez

Durante o processo de estudo de design, a equipa da 7Graus realizou alguns testes com diferentes versões do logo. O resultado foi que a maior parte do público reagiu mal às alterações que promoviam uma ruptura com a atual marca.

Por outras palavras, sempre que se propôs uma grande alteração, os utilizadores deixaram de reconhecer o Pensador. 

Este feedback funcionou como um travão para os nossos planos mais ousados. Tivemos de voltar à estaca zero e repensar a nossa estratégia. O objetivo agora seria: mudar sem descaracterizar. 

Ouvir as opiniões das pessoas foi importante. Porém, foi preciso ter coragem, humildade e uma grande sensação de liberdade e de segurança para descartar os planos iniciais, atrasar o cronograma e recomeçar quantas vezes fossem precisas.

Uma nova imagem, o mesmo Pensador

Depois de um ano de trabalho, finalmente a nova marca foi apresentada. 

Para um observador menos atento, as mudanças não parecem profundas. E era mesmo este o efeito que pretendíamos, melhorar a imagem, mas sem afetar as características que mantêm o vínculo com o público mais fiel. Contudo, se colocarmos a versão anterior ao lado da atual, é possível perceber que as alterações foram enormes. 

As melhorias da interface do site seguiram a mesma lógica: reformular sem alterar a essência. Ilustrações e fotos dos autores em destaque também passaram por um tratamento. 

Desta forma, mesmo que o efeito seja quase inconsciente, os utilizadores do site vão encontrar um ambiente mais leve, mais equilibrado, com mais harmonia.

O rebranding foi apenas a primeira de muitas melhorias pelas quais o Pensador ainda vai passar. Num futuro próximo, vamos introduzir algumas ferramentas que vão ajudar o nosso público, além de garantir ainda mais a qualidade do conteúdo.

Para além do Pensador, também outras marcas da 7Graus passaram por um processo de redesign, como o Dicio, o Calendarr e o Dicionário de Nomes Próprios. Até ao fim de 2023, outras três marcas deverão ter apresentadas as suas novas versões.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn