A nova imagem do Pensador

O Pensador tem uma nova imagem. Este processo, desenvolvido internamente pela nossa equipa, é aquilo que, em marketing, chamamos rebranding.

Depois de 17 anos de existência, achávamos mesmo que esta marca merecia ser, pelo menos, refrescada. Foi o que fizemos.

Com mais de 1 milhão de visitas diárias, e mais de 2 milhões de frases e citações registadas, o Pensador sustenta o título de maior site de citações em língua portuguesa. Em termos de notoriedade, esta é a marca com o maior nível de recordação espontânea entre todos os projetos da 7Graus. Podemos, inclusive, afirmar que o Pensador já entrou para a cultura pop no Brasil.

Em resumo, temos uma marca que é conhecida, reconhecida e até mesmo amada. Alterar o que quer que seja, neste cenário, representa um enorme desafio. Porém, como costumamos dizer por cá, nós adoramos ser desafiados.

 

Pensador em números

  • Se o Pensador fosse um livro, teria 163.000 páginas, o equivalente a 362 exemplares de O Senhor dos Anéis – A Irmandade do Anel;

  • O tempo médio consumido por todos os visitantes do site Pensador, em apenas um mês, equivale a 87 anos;

  • O público mensal do Pensador é o equivalente a quase três vezes a população total de Portugal.

     

Tentar, testar, ouvir e tentar outra vez

Durante o processo de estudo de design, a equipa da 7Graus realizou alguns testes com diferentes versões do logo. O resultado foi que a maior parte do público reagiu mal às alterações que promoviam uma ruptura com a atual marca.

Por outras palavras, sempre que se propôs uma grande alteração, os utilizadores deixaram de reconhecer o Pensador. 

Este feedback funcionou como um travão para os nossos planos mais ousados. Tivemos de voltar à estaca zero e repensar a nossa estratégia. O objetivo agora seria: mudar sem descaracterizar. 

Ouvir as opiniões das pessoas foi importante. Porém, foi preciso ter coragem, humildade e uma grande sensação de liberdade e de segurança para descartar os planos iniciais, atrasar o cronograma e recomeçar quantas vezes fossem precisas.

Uma nova imagem, o mesmo Pensador

Depois de um ano de trabalho, finalmente a nova marca foi apresentada. 

Para um observador menos atento, as mudanças não parecem profundas. E era mesmo este o efeito que pretendíamos, melhorar a imagem, mas sem afetar as características que mantêm o vínculo com o público mais fiel. Contudo, se colocarmos a versão anterior ao lado da atual, é possível perceber que as alterações foram enormes. 

As melhorias da interface do site seguiram a mesma lógica: reformular sem alterar a essência. Ilustrações e fotos dos autores em destaque também passaram por um tratamento. 

Desta forma, mesmo que o efeito seja quase inconsciente, os utilizadores do site vão encontrar um ambiente mais leve, mais equilibrado, com mais harmonia.

O rebranding foi apenas a primeira de muitas melhorias pelas quais o Pensador ainda vai passar. Num futuro próximo, vamos introduzir algumas ferramentas que vão ajudar o nosso público, além de garantir ainda mais a qualidade do conteúdo.

Para além do Pensador, também outras marcas da 7Graus passaram por um processo de redesign, como o Dicio, o Calendarr e o Dicionário de Nomes Próprios. Até ao fim de 2023, outras três marcas deverão ter apresentadas as suas novas versões.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Prémios 4gnews 2023

Desde 2015, os Prémios 4gnews destacam o melhor da tecnologia em Portugal. Entre produtos, marcas e serviços, reconhecemos aqueles que mais contribuem para ajudar a

LEIA MAIS