Tendências de nomes para 2022 segundo o Dicionário de Nomes Próprios

O Dicionário de Nomes Próprios divulgou, em janeiro, a lista de tendências de nomes para 2022 no Brasil. A partir da análise de mais de 128 milhões de pesquisas, a nossa equipa identificou os nomes que deverão estar em alta este ano. Entre os mais de 7,5 mil nomes que temos na nossa base, chama a atenção que, no topo das procuras, estejam escolhas pouco comuns.

O resultado deste levantamento não significa, no entanto, que os nomes mais procurados vão terminar o ano entre os mais registados no país. A tendência indica apenas que estes nomes vão aparecer com mais frequência entre as crianças brasileiras. Ou seja, o crescimento dos registos de bebés com nomes pouco ou nunca usados vai ser observado, sim. Porém, a comparação tem de ser feita a partir do histórico do próprio nome. Como exemplo, em 2021 a lista de tendências apresentava nomes como Ayla, Aurora, Elisa, Theo, Gael e Noah. O aumento da incidência destes nomes confirmou-se. No entanto, os campeões de registos naquele período foram Miguel e Helena.

Escolha de nomes para bebês. As tendências de nome em 2022.

Zyan, Ravi, Zaya e Kayra entre as tendências de nomes

O líder absoluto da lista de tendências foi Zyan. Este nome ganhou popularidade depois de ter sido anunciado pelo casal de famosos, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, para o filho que nasceu em 2020. Zaya, o nome feminino mais pesquisado do ano, também entrou em evidência por conta de uma celebridade. Este foi o nome escolhido por Simone, da dupla Simone e Samaria, e pelo seu marido, Kaká Diniz, para a filha do casal.

Zyan em um post no Instagram de sua mãe, Giovanna Ewbank.

Outro nome que se destacou entre as preferências do público foi Ravi. No entanto, esta escolha não se baseou em famosos da vida real, mas numa personagem da telenovela “Um Lugar ao Sol”, da rede Globo. Por fim, para fechar a lista dos dois primeiros nomes masculinos e femininos, temos Kayra. Mais uma vez, encontramos um famoso na origem da procura, afinal, conforme anunciado no Instragram do ator, Kayra é o nome da segunda neta de Maurício Mattar.

Apesar dos nomes incomuns do topo da lista, o Dicionário de Nomes Próprios também observa o interesse pelos nomes mais tradicionais. Para rapazes, nomes como Miguel, Pedro, Tomás e Heitor ainda despertam muita atenção. Da mesma forma, na lista de nomes femininos, Maria Madalena, Eva, Alice e Cecília estão entre os mais pesquisados. Por fim, outra escolha que merece destaque é Joaquim. Depois de muitos anos em desuso, este nome, de origem hebraica e inspiração bíblica, tem-se mantido entre os mais procurados nos últimos anos.

A influência do entretenimento e das celebridades na escolha dos nomes

A influência das celebridades sobre a escolha dos nomes para bebés não é uma novidade. Assim como os produtos de entretenimento, como as telenovelas, também apresentam um vasto histórico de inspiração de nomes. Prova disto, são todas as Gabrielas nascidas na década de 1970 no Brasil e, claro, em Portugal.

No fim da década de 1980, os brasileiros viram o nome Jocasta saltar de 21 para 1.200 registos, depois do sucesso da personagem de Vera Fischer na novela “Mandala. Outro exemplo foi Matteo. Antes da novela “Terra Nostra”, o nome não tinha registos com esta grafia no Brasil, entretanto, tornou-se popular e, até hoje, mantém-se na lista dos mais pesquisados. Igualmente, o nome da personagem Maya, interpretada por Juliana Paes em “Caminhos das Índias”, continua entre os mais pesquisados. Isto desde 2009, ano da novela, quando o nome teve um aumento de 300% nos registos.

Vera Fischer em Mandala. Fonte: www.noticiasdatv.uol.com.br

Não é apenas no Brasil que as celebridades e o entretenimento têm influência sobre os nomes dos bebés. Antes pelo contrário, o mesmo fenómeno acontece um pouco por todo o mundo. Alguns exemplos recentes são Sire, filho do músico Usher, ou Cosmo, filho da atriz Scarlett Johansson, mas também nomes mais convencionais, como Daisy, filha de Katy Perry e Orlando Bloom. Do cinema, duas grandes franquias tornaram populares dois nomes femininos, são eles: Leia (Star Wars) e Ginny (Harry Potter). Entre os nomes masculinos, destaque para Zari (Pantera Negra) e Ethan (Missão Impossível).

Como é possível concluir, os nomes que nos acompanham por toda a vida, às vezes, nada mais são do que modas da altura em que nascemos.

Para conhecer a lista completa de tendências de nomes com os respetivos significados, basta espreitar lá no Dicionário de Nomes Próprios.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn