Tendências de nomes para 2023, segundo o Dicionário de Nomes Próprios

Todos os anos, o Dicionário de Nomes Próprios divulga os artigos relacionados com as tendências de nomes para bebés no Brasil. Este trabalho é feito a partir de uma intensa investigação sobre as pesquisas internas no site, do acompanhamento de bases externas e também da influência da cultura popular, que desempenha um importante papel na produção destes artigos.

O resultado das pesquisas deste ano revela que nomes diferentes, de origem italiana e com significados literais, vão ser uma grande tendência para os nomes de bebés em 2023.

Antonella, Pietro e Luca são nomes de origem italiana que devem ser tendência em 2023

Os nomes de origem italiana estão cada vez mais em alta no Brasil. No Dicionário de Nomes Próprios, eles apresentaram um aumento nas pesquisas internas. Antonella, versão diminutiva em italiano do nome Antónia, teve um crescimento de quase 97% comparado com o ano anterior.

O nome masculino Pietro, por sua vez, apresentou cerca de 45% de crescimento no número de pesquisas dentro do nosso projeto.

Outro fator que pode ter impulsionado os nomes italianos como tendência para bebés em 2023 foi a influência da cultura das celebridades. Este ano, a premiada atriz Cláudia Raia divulgou que o seu filho com o ator Jarbas Homem de Mello se vai chamar Luca, versão italiana do popular nome de origem grega Lucas. Outro casal em evidência no Brasil, os cantores Biel e Tays Reis batizaram a filha de Pietra, nome de origem italiana que surge a partir da mesma raiz do popular nome Pedro.

A procura por nomes diferentes é alta no Brasil

Apesar de nomes clássicos, como Helena, Miguel e Arthur, serem disparadamente os mais registrados há anos no Brasil, percebemos que a procura por nomes diferentes é uma grande tendência entre os brasileiros.

No Dicionário de Nomes Próprios, o ecossistema relacionado com os nomes diferentes para registar bebés é um dos mais fortes. No top 10 de artigos do nosso site, destacam-se três conteúdos sobre este tema. Juntos, eles acumulam mais de 10 milhões de visualizações totais e cerca de 350 mil visualizações mensais.

Nomes como Ayla, Rayka, Gael, Zyan e Zion, que até há alguns anos eram raros no Brasil, estão a tornar-se cada vez mais comuns. As sugestões destes nomes estão sempre em evidência no nosso projeto. Ao reforçar a beleza dos nomes diferentes no Dicionário de Nomes Próprios, acreditamos que os papás e as mamãs têm se inspirado no nosso site para a escolha dos nomes dos seus filhos.

Nomes literais também estão entre as tendências

Outra das tendências notada, tanto pela equipa de produção de conteúdos do Dicionário de Nomes Próprios, como pela equipa de social media, é a de nomes literais.

Alguns destes nomes podem ser considerados mais modernos, como Flor e Céu. Mas há outros que nos fazem até esquecer dos seus significados literais, como Salvador e Clara. Outros nomes literais, como Aurora, Jade, Mel e Safira, estão cada vez mais em evidência no nosso projeto e também nos registros anuais de nomes para bebés.

Nomes literais estão entre as tendências para 2023. Céu, flor e aurora são alguns exemplos.

No Dicionário de Nomes Próprios, prezamos pela veracidade das origens de cada nome e pela credibilidade das fontes. Ao aprimorarmos diariamente o nosso projeto, entendemos que estamos a ajudar cada vez mais os nossos utilizadores que procuram novas inspirações e ideias de nomes para os seus filhos.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn