Dicionário online mais popular do Brasil lança podcast: conheça o “Procura no Dicio”

Em 2022, o Dicio apresentou uma imagem totalmente renovada. Entretanto, as inovações não se limitaram à estética. O “Procura no Dicio”, podcast do nosso dicionário on-line, estreou com um propósito bem determinado: trazer, de uma forma totalmente descontraída e descomplicada, uma série de questões de língua portuguesa. As suas palavras, escrita, sentidos e usos, além de outras curiosidades em relação à nossa comunicação.

Com a apresentação do Paulo Stenzel e comentários meus, Débora Ribeiro, os episódios trazem discussões pertinentes e contemporâneas sobre assuntos que nos chegam das mais variadas formas. O modo como as pessoas utilizam as ferramentas disponíveis para aumentar o conhecimento tem variado muito ao longo dos anos. Assim, a explicação em áudio passou a ser uma opção viável, simples e eficaz. 

Procura no Dicio, o que vais encontrar:

O “Procura no Dicio” privilegia, em razão do seu contexto informal, a variante coloquial e popular da língua portuguesa na explicação de conteúdos lexicográficos, gramaticais e linguísticos – tradicionalmente entendidos como herméticos ou difíceis. A desmistificação desses conteúdos está na base do nosso trabalho. Priorizamos a simplicidade e a correção, de modo a fazer com que os saberes relacionados à língua portuguesa estejam ao alcance de todas as pessoas.

Em cada episódio, contamos com a participação especial de um(a) convidado(a) que nos envia a sua palavra favorita justificando o porquê de a ter escolhido. Podem ter a certeza, palavra favorita não é coisa só de lexicógrafa.

Somos um dicionário gratuito e queremos melhorar a vida das pessoas. Contudo, só conseguimos melhorar a vida de alguém quando nos mostramos disponíveis ao diálogo. O “Procura no Dicio” aproxima-nos de quem nos acede diariamente, sendo possível enviarem-nos questões e perguntas para podcast@dicio.com.br.

Os podcasts caíram no gosto de muita gente, mas há poucas opções para quem pretende debruçar-se com um cuidado maior sobre temas lexicográficos, linguísticos, expressões populares, origens de palavras e tantos outros que surgem no decorrer das gravações. Neste sentido, o “Procura no Dicio” aparece para quem quer saber mais sobre a língua portuguesa ou tirar as suas dúvidas de uma forma correta, descontraída, fácil e simples.

A primeira temporada completa já está disponível

A primeira temporada foi concluída ainda em 2022 com 7 episódios que já estão disponíveis nas melhores plataformas. As gravações da segunda estão a todo o vapor! Veja abaixo os títulos e os assuntos que foram abordados em cada um deles:

1. Como é que as palavras entram para o dicionário?

Dicionário é daquelas coisas que ninguém, ou quase ninguém, tem dúvidas sobre “para que serve” ou “como funciona”. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, os dicionários não nasceram prontos e é aí que vem aquela velha questão sobre a qual quase ninguém pensa, mas deveria: como é que as palavras entram para o dicionário? Esta é a grande questão que, neste episódio, procuramos responder. ‎No quadro “uma palavra que eu gosto”, temos a participação muito especial da cartunista Laerte Coutinho.  

 

2. Faz sentido cancelar palavras?

A cultura do cancelamento é um fenómeno das redes sociais que visa boicotar e banir pessoas, eventos ou marcas que assumem comportamentos considerados incorretos. Acreditem ou não, os canceladores já chegaram aos dicionários. Mas será que faz sentido cancelar palavras? ‎Neste episódio, o trabalho foi duplo: debater o assunto e não sermos cancelados. ‎ A participação especial foi da jornalista e colunista Patrícia Kogut. ‎‎

 

3. O que é o preconceito linguístico?

Preconceito é um prejulgamento feito sem nenhum tipo de fundamentação lógica e com a única função de reforçar, no preconceituoso, um ilusório sentimento de superioridade. Ódio, medo, crítica e até uma piada que tenha como base a cor da pele, o lugar onde a pessoa nasceu, a posição social, a orientação sexual, a religião, o género, tudo isso reconhecemos como preconceito. Porém, talvez nem todos estejamos assim tão livres do tal sentimento de superioridade. Por isso, neste episódio, ajudamos o ouvinte a refletir sobre uma coisa séria: o que é o preconceito linguístico? Participação especial foi da ilustradora e cartunista Helô D’Angelo.

 
4. A tal da etimologia.

Qual terá sido a primeira palavra que o ser humano disse? E quando será que as pessoas começaram com essa mania de dar nomes às coisas? Segundo os cientistas, este momento está localizado num “intervalinho” entre 50 mil e meio milhão de anos atrás. O que sabemos mesmo é que, desde então, nunca mais paramos de inventar palavras. Aliás, é muito provável que, todos os dias, uma nova palavra seja inventada em algum lugar do mundo. E é por isso que a linguística tem uma área específica para estudar a origem das palavras. É a tal da etimologia. Neste episódio, nós tivemos uma conversa bastante descontraída sobre a origem das palavras. A participação foi dos músicos, produtores e compositores Edo Portugal e Flávio “Flu” Santos.

 

5. Estamos exagerando nos anglicismos?

As trocas culturais existem desde a antiguidade. E este hábito humano de fundir conhecimentos teve uma influência enorme nas artes, nas religiões, na arquitetura, na gastronomia e, claro, na língua. Porém, nas últimas décadas, a velocidade da evolução tecnológica aproximou as culturas como nunca. E nem é preciso referir qual é a cultura dominante do momento, não é mesmo? Assim, palavras como internet, windows, smartphone, feed, stories, startup, entre várias outras, tornaram-se inevitáveis. Contudo, inevitabilidades à parte, será que já não estamos a exagerar na utilização de anglicismos? Neste episódio, depois de debater e de refletir sobre o assunto, chegamos a uma conclusão que pode ser menos óbvia do que se imagina. ‎Neste programa contamos com a participação da jornalista, radialista e podcaster Amanda Ramalho.

 

6. Sabemos pronunciar as palavras da nossa própria língua?

No Dicio, podemos ler que pronúncia é a articulação do som das letras, sílabas ou palavras. E é bem comum vermos pessoas preocupadas com a tal pronúncia correta de palavras noutros idiomas, principalmente o inglês. Porque, afinal, todo a gente que nasce no Brasil sabe perfeitamente articular qualquer palavra em português, certo? Mas, será mesmo que nós sabemos pronunciar corretamente todas as palavras da nossa própria língua? ‎ Participação muito especial: professora Lígia Souza dos Santos, vencedora do Prêmio Professor do Ano 2022 do Toda Matéria.

 

7. O que é que as expressões idiomáticas têm a ver com dicionários?

As expressões idiomáticas são, provavelmente, uma das mais democráticas formas de comunicação. Seja rica ou pobre, seja letrada ou iletrada, qualquer pessoa usa instintivamente e interpreta da mesma forma frases como: “bater um papo”, “acertar na mosca”, “amigo da onça”, “arregaçar as mangas”. Então, sem querer “jogar um balde de água fria” neste assunto sempre tão popular, precisamos “tirar uma pulga detrás da orelha” e perguntar: afinal, o que é que as expressões idiomáticas têm a ver com dicionários? Neste episódio, nós agarramos este assunto com “unhas e dentes”, “falamos pelos cotovelos” e “botamos para quebrar” nas respostas. ‎Participação especial e inspiradora, Bráulio Bessa, o fazedor de poesia.

Para saber mais sobre o processo de rebranding do Dicio, vê este artigo‎.

Para ouvir todos os episódios do Procura no Dicio, basta escolher a tua plataforma de streaming preferida: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Deezer, Youtube, Castbox, Pocket Casts, Stitcher.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn