Writing Club da 7Graus

Com o intuito de fomentar o prazer da escrita – uma paixão comum a muitos de nós – e aprimorar cada vez mais as nossas capacidades, a 7Graus criou um Writing Club, direcionado aos criadores de conteúdos e também a membros de outras equipas.

Num ciclo de 16 encontros mensais, entre setembro de 2021 e janeiro de 2023, construímos um grupo diverso de escritores, falantes de vários idiomas e especialistas em múltiplas áreas do saber. Este espaço foi utilizado para trocar experiências, aprendizagens, dicas e, sobretudo, exercitar a criatividade.

Além de momentos regulares de partilha e rodas de conversa sobre o que era feito / abordado em cada sessão, também contamos com a leitura de textos teóricos, visualização de vídeos, TED Talks e outros materiais que pretendiam provocar reflexões acerca do modo e as razões pelas quais escrevemos.

Todas as sessões incluíram exercícios práticos, individuais ou em grupo. Alguns tinham foco na escrita criativa, como um incentivo a pensar “fora da caixa”: transformar os colegas em personagens de uma história, escrever a partir de imagens, criar copy para produtos que não existem, etc. Ao mesmo tempo que essas atividades puxaram pela nossa imaginação, também renderam bons momentos de convívio e inúmeras gargalhadas entre os presentes.

Outros exercícios estavam diretamente ligados aos conteúdos que produzimos nos nossos projetos: diferentes títulos e abordagens para um mesmo tema, erros comuns e modos de contorná-los, análises da qualidade de alguns artigos, tendo em vista o que poderia ser melhorado, entre outros.

Finalmente, pudemos contar com a participação de alguns facilitadores que prepararam iniciativas para o resto do grupo:

  • aula de storytelling com Paulo Stenzel (Marketing)
  • sessão sobre formas de otimizar a criatividade com Ricardo Azevedo (Jogos)
  • workshop sobre escrita sintética com Débora Ribeiro (Dicio)

O balanço da experiência é incrivelmente positivo. Verificamos que a escrita faz parte das nossas vidas e rotinas de trabalho, mas isso não significa, de forma alguma, que devemos entrar num “modo automático” na hora de transmitir as ideias. Há sempre algo a aprender ou melhorar e a partilha de conhecimentos ajuda-nos a elevar o que escrevemos.

E, afinal, por que escrevemos? Não acredito que exista uma resposta universal, mas o Writing Club trouxe-me algumas perspectivas. Escrevemos porque queremos comunicar-nos, porque faz parte da natureza do nosso trabalho, mas acima de tudo, porque precisamos.

Para entender melhor o mundo e para conhecer de perto aquilo que está dentro de nós. E isso é um caminho interminável… Que possamos sempre fazer-nos à estrada e, ocasionalmente, parar para conversar sobre as nossas descobertas.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn