Maternidade e trabalho na 7Graus

Entrei na 7Graus em 2015. Apesar de haver mais mulheres na equipa, em 2018 fui a primeira a engravidar.

Tinha a perceção de que a empresa incentivava a natalidade, mas houve algum receio da minha parte. A minha carreira estava a ter uma progressão interessante na empresa. As minhas (poucas) responsabilidades familiares permitiam-me trabalhar mais horas, quando necessário, e investir em formação. Pensei se uma gravidez poderia prejudicar esse percurso e crescimento profissional.

Por experiências em outras empresas, as gravidezes, com a respetiva ausência por seis meses e horários reduzidos para amamentação, eram vistas como algo prejudicial para a empresa e para a colaboradora grávida, condicionando a sua evolução, quase que assumindo que uma mulher, depois de ser mãe, seria menos dedicada e empenhada no seu trabalho.

No entanto, a minha gravidez foi muito bem recebida. Durante a gravidez, a empresa continuou a incentivar a minha formação executiva. Não tive qualquer problema em sair para as consultas (a 7Graus sempre teve flexibilidade de horário). Até houve uma história engraçada que eu conto sempre, que mostrou o quanto a empresa se preocupa com os colaboradores.

A certa altura, aos 7 ou 8 meses de gravidez, o bebé não estava a crescer ao ritmo que devia e o médico aconselhou-me a descansar após as refeições. Na empresa, os fundadores não só incentivaram esse descanso após o almoço, como “ralhavam” comigo quando não descansava o suficiente, aconselhando-me a repousar mais um pouco.

Grávida-homeoffice-7Graus

Depois da gravidez, a maternidade e o trabalho

O regresso após a licença também foi muito tranquilo. Este momento mostrou, mais uma vez, que a maternidade não impediu qualquer progresso profissional, pois fui inserida numa nova equipa, com mais responsabilidade e autonomia. A empresa confiou que a maternidade não me impediria de continuar a fazer um bom trabalho como Product Manager. 

Ao longo destes 3 anos desafiantes, com uma pandemia e respetivos confinamentos, com escolas fechadas e homeschooling, esta flexibilidade foi ainda mais importante para todas as mães e pais da 7Graus (metade dos colaboradores da empresa tem filhos, muitos deles em fase pré-escolar). Houve muita compreensão por parte da empresa e equipas quando havia menor disponibilidade de algum membro, entreajudando-se sempre que necessário. 

Todos estes momentos mostram alguns dos valores da 7Graus, como empatia e integridade. Do lado da equipa, há um sentimento de segurança e pertença, que faz com que a motivação também seja muito maior para cumprir a nossa missão: ajudar a melhorar a vida das pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn