O Growth Marketing aplicado a sites de conteúdo

O mundo digital está sempre a evoluir e a competição pela atenção online do público está cada vez mais intensa.

Na 7Graus, enfrentamos o desafio de manter a fidelidade do nosso público enquanto renovamos a base de utilizadores. Tudo isto num cenário de excesso de informação, onde é difícil distinguir conteúdo de qualidade. É aqui que entra o Growth Marketing, uma estratégia que visa impulsionar o crescimento e maximizar os resultados de um negócio.

Mas será que aplicar as técnicas de Growth Marketing faz sentido para potenciar o crescimento de sites de conteúdo?

O que é o Growth Marketing?

O Growth Marketing é uma abordagem focada no crescimento sustentável e acelerado de um negócio. Ao contrário do marketing tradicional, que se baseia em estratégias de curto prazo, o Growth Marketing procura implementar ações contínuas e escaláveis para impulsionar o crescimento a longo prazo.

Normalmente utilizado por startups, o Growth Marketing combina várias disciplinas, como marketing digital, análise de dados, experimentação e otimização. O objetivo é encontrar formas criativas de adquirir, envolver e reter clientes, impulsionando o crescimento do negócio de forma sustentável.

 

Para quem tem um tráfego orgânico mensal de 260 milhões de pageviews,

o marketing de crescimento faz sentido?

 

Mesmo em sites com um grande volume de tráfego, como os nossos, a aplicação das técnicas de Growth Marketing continua a ser relevante e benéfica.

O objetivo do Growth Marketing não é apenas atrair novos visitantes, mas também maximizar o envolvimento, a conversão e a retenção do público existente. Ao implementar estratégias de Growth Marketing, mesmo num site como o Pensador, com mais de 1 milhão de visualizações diárias, é possível identificar oportunidades de otimização e melhoria contínua.

Isso inclui melhorar a experiência do utilizador, testar e ajustar elementos do site, aprimorar as estratégias de conteúdo e procurar formas inovadoras de envolver e fidelizar os visitantes. Assim, a aplicação do Growth Marketing permite que um site com grande volume de tráfego continue a evoluir, adaptando-se às necessidades do público e impulsionando o seu crescimento de forma sustentável.

Técnicas de Growth Marketing aplicadas a sites de conteúdo

Ao aplicar as técnicas de Growth Marketing em sites de conteúdo, assim como fazemos em sites de comércio eletrónico, o objetivo é aumentar a visibilidade, o envolvimento e a retenção do público. Aqui estão algumas estratégias específicas que temos implementado na 7Graus:

1. Proposta de valor clara e diferenciada:

Para atrair e reter um público fiel, é essencial ter uma proposta de valor clara e diferenciada. Os produtos da 7Graus destacam-se por oferecer conteúdo único e valioso para os visitantes, seja através de abordagens exclusivas para nichos específicos, como o BíbliaOn para o público cristão, ou apostando na qualidade do conteúdo, como em Toda Matéria ou Dicio.

2. Conteúdos otimizados para pessoas:

Na 7Graus, a nossa prioridade é escrever conteúdo para pessoas, não para algoritmos. Ou seja, o nosso “segredo” é criar conteúdo relevante, envolvente e de qualidade, capaz de cativar os leitores. Ao prioritizarmos a experiência do utilizador, conseguimos transmitir informações de forma clara e acessível, ajudamos mais pessoas e estabelecemos uma comunicação autêntica, todos estes, elementos cruciais para conquistar e manter a atenção do nosso público. Afinal, são as pessoas que consomem e interagem com o nosso conteúdo, e é através dessa conexão genuína que chegamos a milhões de pessoas todos os dias.

3. Promoção multicanal:

A missão da 7Graus exige que tenhamos conteúdos relevantes, informativos e de qualidade que melhoram a vida das pessoas. Contudo, não nos limitamos a distribuir essa informação apenas nos nossos sites. Acreditamos que a distribuição multicanal é essencial para alcançar e envolver o público de forma eficaz. Assim, ao utilizarmos diferentes canais digitais, podemos ampliar o alcance, adaptar o conteúdo e estabelecer ligações mais próximas com os utilizadores. Por isso, procuramos promover o nosso conteúdo através de diferentes canais, como social media, vídeos, newsletters e, mais recentemente, também em colaborações com influenciadores.

4. Social Media:

As redes sociais são ferramentas fundamentais para promover e aumentar a visibilidade do nosso conteúdo. Recentemente, começamos a apostar na afinidade, identificando as plataformas mais relevantes para cada um dos nossos públicos e adaptando o nosso tom de voz ao ambiente.

5. Parcerias estratégicas:

Estabelecer parcerias estratégicas tem sido uma das nossas principais apostas. Acreditamos que as parcerias ampliam o alcance do conteúdo, atraem tráfego qualificado e aumentam a autoridade das marcas. Isso pode ser visto nas colaborações com influenciadores em conteúdos de social media e na realização de eventos, como os Prémios 4Gnews e o Prémio Toda Matéria Professor do Ano.

6. Análise de dados:

A análise de dados é fundamental para quem quer apostar no Growth Marketing. Os dados do Google Analytics fornecem informações valiosas sobre o desempenho dos nossos sites. Com uma estratégia baseada em observação constante de métricas, ajustes e novas execuções, as decisões baseadas em dados são o caminho para o sucesso.

Como vimos, faz sentido aplicar as técnicas de Growth Marketing em sites de conteúdo. Desde definir uma proposta de valor clara até utilizar estratégias de SEO, marketing de conteúdo e análise de dados, cada passo é essencial para criar um ciclo de crescimento sustentável. A nossa meta de alcançar 1.000.000.000 de visitas mensais pode ser ambiciosa, mas já não parece impossível.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn