Apresentamos a nova imagem do Toda Matéria

Aqui está a nova imagem do Toda Matéria. A satisfação e a sensação de dever cumprido ao dizer esta frase são incalculáveis. Afinal, foram 15 meses de um intenso trabalho, que começou com um estudo de perfil do público e, agora, termina com esta implementação. Mas vamos contar esta história do início.

Produzido aqui na 7Graus, o Toda Matéria é um dos sites de conteúdo educativo com mais tráfego no Brasil. O SimilarWeb coloca-nos mesmo no top 5 do seu ranking de sites brasileiros de educação. Conforme a altura do ano, o site chega a ultrapassar 1,5 milhões de visitas diárias. Com estes números, seria muito fácil acomodar-nos. Porém, o único lugar onde se pode encontrar “acomodação” na 7Graus é no Dicio, o nosso dicionário de português.

Renovar a imagem do Toda Matéria era uma necessidade que já tínhamos identificado há algum tempo. O grande desafio era: renovar como? Para quem? Afinal, estamos a falar de um conteúdo feito para públicos tão distintos como alunos, professores e pesquisadores. No caso dos alunos, tínhamos ainda outro obstáculo a ultrapassar, já que os dados obtidos no Google Analytics eram, quase certamente, referentes aos pais e não aos estudantes propriamente ditos.

Depois de um estudo realizado junto do nosso público, finalmente conseguimos definir uma direção para o trabalho. Concluímos que a maior percentagem da nossa audiência está concentrada entre os 16 e os 21 anos de idade. Outro dado fundamental, foi a forma como os estudantes descreveram os sites de conteúdo educativo em geral: “antiquados, monótonos e pouco estimulantes”. 

O processo criativo

Para nos ajudar na criação da nova identidade, contamos com o estúdio de design Leste, da cidade de Londrina, no estado brasileiro do Paraná. A contratação foi por adjudicação direta, depois da análise de vários portfólios. A Leste trouxe diversos elementos que nos agradaram. Para além do estilo de design, que tinha tudo a ver com o que pretendíamos, o projeto foi desenvolvido em permanente co-criação. Este detalhe fez toda a diferença para a assertividade do resultado final.

Ilustrações marcantes, grandes contrastes de cores e uma tipografia impactante e bastante legível. Estes foram alguns dos elementos que, desde o início, sabíamos que queríamos ver presentes. O resultado final não desiludiu, nem a nós, nem ao painel de adolescentes para quem o design foi apresentado. Este é um público sempre difícil de agradar, mas que aprovou todo o novo conceito visual que ia estar presente não apenas no site, mas em todas as demais plataformas, como o nosso canal de Youtube.

Com esta nova proposta visual, o Toda Matéria apresenta um ambiente de aprendizagem mais jovem, leve e divertido. Ao mesmo tempo, os nossos princípios da integridade, ética e legitimidade foram todos devidamente preservados. Acreditamos que, com esta nova imagem, o Toda Matéria vai ser ainda mais atrativo e mais agradável para quem, às vezes, tem de passar horas a estudar. 

O rebranding do Toda Matéria é o quinto projeto de mudança de imagem que concluímos, para os nossos produtos, em pouco mais de um ano. Anteriormente, também já tínhamos apresentado as novas identidades visuais do Dicio, Dicionário de Nomes Próprios, Calendarr e Pensador. Acreditem ou não, nós não vamos parar por aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn